abril 2014 Posts

Os benefícios da água com gás

Água com gás

A água com gás é uma ótima opção para se refrescar ou acompanhar bebidas como vinho ou café, já que o gás ajuda a neutralizar o paladar.

Sua presença é positiva em certos casos: ajuda a combater a acidez excessiva de alguns alimentos, uma vez que estimula as papilas gustativas e acelera a secreção gástrica.

Uma curiosidade bacana é que ingerir um copo de água gaseificada gelada pode enganar a fome, justamente por causa do gás, que acaba “preenchendo” temporariamente o estômago vazio.

E se você acha que hidratação se dá somente pelo consumo de água pura, está enganado: a água com gás pode tranquilamente integrar aquela recomendação de consumir 2 litros de água diariamente.

A única orientação é que essa não seja a sua única fonte de hidratação. O ideal é intercalar entre os dois tipos de água, com e sem gás, e não deixar de tomá-las sempre que sentir vontade.

Para viagem

Viajar por certo tempo provoca uma alteração na rotina e no organismo, certo?

Quem nunca chegou em casa esgotado depois de passar horas num ônibus ou num avião, ou ainda dirigindo quilômetros a fio? Fazer uma parada, se alongar, dar uma caminhada quando possível… São algumas dicas importantes para burlar a fadiga.

E a hidratação? Bem, uma garrafinha de água deve ser sua companheira de viagem. 

Água da Pedra para viajar

Sabe aquele formigamento chato que dá nas pernas ou braços quando você fica muito tempo parado? É sinal de que o sangue não consegue chegar muito bem na região. A água ajuda a fazê-lo circular (mas não custa dar uma alongadinha).

Além disso, se a parada pra comer alguma coisa não estiver lá muito perto e você já estiver com um pouco de fome, tome água: ela ajuda a enganar o estômago, principalmente se estiver gelada. 
Estar em posição desconfortável, sol no rosto, viajar de costas para a parte frontal do veículo ou ler um livro em movimento podem dar dor de cabeça. E sabe o que ajuda a aumentar essa chatice? Estar desidratado. A dor de cabeça é o primeiro indício de que a água está em falta no organismo.

Viu como se manter hidratado pode evitar problemas simples? Na próxima viagem, leve a Água da Pedra com você!

A relação entre água e exercícios físicos vai além da hidratação

A reposição de líquidos durante a prática de exercícios físicos é importante por diversos motivos. Você sabe quais são eles?

Exercícios

Primeiro, ingerir cerca de meio litro de água duas ou três horas antes de se exercitar previne o estresse térmico. A temperatura do corpo irá subir durante a prática – e a liberação de suor ajuda a controlar essa diferença.

O suor também faz com que haja perda de sódio e potássio, por isso atletas de alta performance utilizam bebidas isotônicas durante os treinos. No entanto, essas bebidas frequentemente possuem carboidratos, o que não é a melhor opção para quem se exercita para entrar em forma, já que a ideia é queimar calorias e não ingerir ainda mais, certo?

Outro fator é que a água interfere diretamente no transporte de oxigênio para os músculos através dos glóbulos vermelhos. Além disso, ela ajuda a eliminar o gás carbônico no processo respiratório e a regular a pressão arterial para que o sistema circulatório e o coração aguentem firme o esforço.

Fique atento: dor de cabeça, fraqueza, fadiga, vertigem e cãibras musculares durante o exercício indicam que o organismo pede água.

Água da Pedra

Quando for à academia ou der aquela corrida no parque, carregue sempre uma garrafinha de água. O corpo agradece.

Tomar água é fundamental para a saúde

Você tem ideia de como, às vezes, a quantidade consumida está diretamente ligada a certos sintomas?

23.04 - Água da Pedra

Conforme a nutróloga Jaqueline Coelho, do Hospital Ernesto Dornelles, de Porto Alegre, uma pessoa normal perde cerca de 1,5 litro de água por dia: “por isso, a ingestão oral média diária de água pelo adulto deve ser de 1,5 a 3 litros, variando entre as pessoas e até no mesmo indivíduo, dependendo das condições climáticas, hábitos e intensidade da atividade física”, explica.

Saiba que, atenção reduzida, fadiga, cólicas, dor de cabeça e náuseas, muitas vezes, apenas indicam que você está desidratado. “Uma desidratação com redução de 4 a 5% da água corporal diminui de 20 a 30% a capacidade de trabalho dos órgãos e sistemas”, diz ela.

Se você está com diarreia ou febre, evidentemente, o problema não deve ser apenas a falta de água, mas consumi-la adequadamente auxilia no alívio desses sintomas e na recuperação do corpo.

Na dúvida, vale seguir a recomendação da nutróloga, considerando as especificidades da sua saúde e rotina. E fique de olho: antes de sair tomando medicamentos, experimente dar um tempo no que está fazendo e manter a hidratação em dia.

 

Vitaminas: bebidas funcionais (e saborosas!)

As vitaminas são ótimas opções para repor nutrientes importantes de forma prática e deliciosa.

Separamos algumas ideias para turbinar a sua alimentação, uma para cada dia da semana. E o melhor: é só bater tudo no liquidificador e pronto!

 

1.Vitamina de linhaça vit_1

Fonte de fibras e ômega 3, a linhaça ajuda a evitar a retenção de líquidos, comum no período pré-menstrual.

Ingredientes:

– 4 colheres (sopa) de leite em pó
– 2 colheres (sopa) de mel
– 2 colheres (sobremesa) de farinha de aveia
– 2 bananas-nanicas
– 1 colher (sopa) de sementes de linhaça
– 250 ml de água gelada

 

2.Vitamina de banana com cacau
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Que tal começar o dia bem humorado? O consumo do cacau aumenta a liberação de endorfina, influenciando na sensação de bem estar.

Ingredientes: 

– 2 bananas maduras (pode ser a de sua preferência)
– 1 colher de sopa cheia de cacau em pó
– 1 colher de café de essência de baunilha
– 250 ml de água gelada

 

3.Vitamina de mirtilo e chia
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A semente de chia é rica em ômega 3. Além disso, quando hidratada, aumenta a sensação de saciedade.

Ingredientes:
– 1 colher (sopa) de mel
– 10 unidades de mirtilo
– 200 ml de leite de soja
– 1 colher (sopa) de semente de chia dissolvida em 250 ml de água gelada (deixe hidratando por cerca de 15 minutos, mexendo de vez em quando com uma colher, até virar um gel).

 

4. Vitamina de abacate

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Ótima fonte de vitamina E, o abacate ajuda a retardar o envelhecimento das células.

Ingredientes:
– 1 fatia de abacate
– 2 colheres (sopa) de aveia
– ½ fatia de melão
– 1 colher de mel
– 250 ml de água gelada

 

5. Vitamina de fibras e soja

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A soja é um alimento funcional: possui isoflavona, que tem efeito antioxidante e ajuda a reduzir o colesterol e os sintomas da menopausa.

Ingredientes:
– 1 banana
– 2 colheres (sopa) de extrato de soja
– 1 colher (sopa) de aveia
– 1 colher (sopa) de farinha de linhaça
– 1 colher (sopa) de gérmen de trigo
– 250 ml de água gelada

 

6. Vitamina de açaí com Whey Protein

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A proteína do soro do leite possui alto valor biológico e o açaí traz várias vitaminas importantes para a construção e recuperação muscular: perfeito para quem malha!

Ingredientes:
– 1 colher (sopa) de whey protein com o sabor de sua preferência
– 200g de polpa de açaí
– 250 ml de água gelada

 

7. Vitamina de banana com canela

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A canela é um alimento termogênico (ajuda a acelerar o metabolismo) e reduz os níveis de glicose no sangue e a banana é fonte de potássio, que previne as temidas câimbras.

Ingredientes:
– 1 colher (chá) de canela em pó
– 2 bananas
– 1 colher de aveia em flocos
– 250 ml de água gelada

Com uma garrafa de 2 litros de Água da Pedra, é possível fazer todas essas receitas – e ainda sobra!