julho 2014 Posts

Quando o corpo pede água

Não dá pra esperar a sede pra encher o copo – beber água deve ser um hábito. A sede é um sintoma inicial de desequilíbrio hídrico do corpo. Mas, mesmo que você já tenha bebido bastante água no dia, a sede pode voltar em algumas situações. Quer ver?

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Bolinho de chuva sem leite

Dar aquela fugidinha da dieta no fim de semana não precisa arruinar todo o seu esforço: pequenas substituições podem ajudar! 

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Trocando o leite por água, a receita do Bolinho de Chuva fica mais saudável e com menos calorias. Além disso, o bolo fica bem mais molhadinho. Vamos lá!

Você vai precisar de: 
– 200ml de água mineral
– 1 ovo
– 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
– ½ xícara (chá) de açúcar
– 1 colher (sopa) de fermento
– Óleo para fritar
– Açúcar e canela para polvilhar

Modo de preparo:
– Misture o ovo com o açúcar até formar um creme. Acrescente a farinha, a água e, por último, o fermento.
– Esquente o óleo, pegue a massa com uma colher e coloque no fogo. Assim que o bolinho estiver dourado, retire e coloque em uma tigela com papel toalha.
– Para dar o toque final, polvilhe com açúcar e canela. Huummm!

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A bebida ideal pra acompanhar essa delícia? Que tal uma Água da Pedra com gás bem geladinha pra matar a sede?

Água e terceira idade

Os cuidados com a saúde só aumentam na terceira idade: mais medicamentos, exercícios frequentes e supervisionados, alimentação mais restrita… A ingestão de água também é super importante para uma velhice equilibrada. Isso porque o líquido está envolvido em todas as etapas da vida, do início ao fim – mas não do mesmo jeito. Quer ver?

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Especialista responde: afinal, podemos ou não beber líquidos durante as refeições?

Fazer refeições balanceadas é fundamental para uma vida equilibrada. Mas de nada adianta controlar cada grama que entra no prato e descuidar com o que é servido no copo. 

qua - blog 03 - ccBeber líquido durante as refeições é uma dúvida frequente. Mas tudo depende. O ideal, segundo a nutricionista Ana Carolina Machado, de Porto Alegre, é tomar um copo grande antes de comer. Além de garantir a hidratação, o hábito dá a sensação de saciedade, o que faz com que se coma menos. Depois da refeição, outro copo, para facilitar a digestão. “Mas quem sente muita sede enquanto come pode beber até 200 ml de água”, recomenda.

Exagerar no líquido durante a refeição pode causar a dilatação do estômago. Quando isso acontece, é enviada uma mensagem ao cérebro de que ainda existem espaços para serem preenchidos, o que faz com que você coma mais. “Esse consumo extra de alimentos resulta em ganho de peso. Por isso as pessoas dizem que beber nas refeições ‘dá barriga’”, explica Ana Carolina. Aposte no bom senso e beba o suficiente para não ter sede, mas cuidando os excessos. 

Já o hábito de tomar bebidas gasosas e adocicadas, como refrigerantes, durante as refeições… Isso sim prejudica! “A pessoa bebe muito e se sente satisfeita mesmo sem estar bem alimentada”, alerta a nutricionista. Ou seja, o corpo absorve apenas açúcar, já que quase não há nutriente no refrigerante. Lembre-se de respeitar sua digestão e priorizar seu bem estar enquanto come.

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 Equilíbrio é o segredo!

Exagerou no final de semana? Hora da faxina!

Durante os finais de semana, muita gente descuida da alimentação. Eliminar as toxinas pode ser bem fácil – e prazeroso! Veja as nossas 5 dicas:

1. Em primeiro lugar, beba água! É ela que limpa o seu organismo. Garanta a ingestão de, ao menos, 1,5 litro por dia. Se quiser variar, tem outra forma bacana de aproveitar sua Água da Pedra: chás! O de cavalinha é rico em silício, o que o torna um diurético natural, desintoxicando o organismo. Outra opção é o chá de centelha asiática, que estimula a circulação sanguínea.

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2. O pepino também é um diurético natural, mas seu poder vai além disso. Ele também reduz a acidez do estômago e tem propriedades anti-inflamatórias, além de ser rico em vitaminas A e C, que fortalecem o sistema imunológico. Pra quem está de dieta, o pepino também ajuda: 100 gramas possuem apenas 16 calorias. Uma boa ideia é utilizá-lo na sopa!

seg - blog02 - Sherradian

3. O mamão cuida da saúde por inteiro: reduz o inchaço e possui enzimas que ajudam a digerir certas proteínas que, para algumas pessoas, tendem a estimular o acúmulo de gordura.

seg - blog03 - Marco Antonio Aparecido

4. Graças ao seu alto teor de fibras, a linhaça é grande aliada na limpeza interna. Para usufruir de todos os benefícios, é aconselhado comprar as sementes inteiras e triturá-las no liquidificador para evitar sua oxidação e a perda de nutrientes. Depois, é só misturar em saladas, sucos ou iogurtes.

seg - blog04 Stella Newman

5. Garanta umas boas horas de sono. Tome aquele banho quente e vá mais cedo para cama. Seu corpo só se recupera durante um bom e merecido descanso.

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Ninguém precisa se arrastar o resto da semana por causa dos pequenos exageros. Viu como é fácil se livrar das toxinas? Basta adotar alguns hábitos!