agosto 2014 Posts

Tá de dieta? Aposte na água de berinjela!

Tem gente que, ao decidir perder peso de uma vez por todas, acaba tendo algumas ideias malucas: ficar horas sem comer, se exercitar em excesso e, quem sabe, até apelar para remédios sem prescrição médica. Para emagrecer com saúde, porém, nada melhor do que buscar na natureza os aliados de uma silhueta mais fina.

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A água de berinjela é uma dica bacana pra perder peso com equilíbrio: o segredo dessa bebida está nas fibras solúveis que a berinjela solta quando fica de molho. Ao serem absorvidas pelo organismo, essas fibras se transformam em uma espécie de gel capaz de reduzir a absorção de gordura.

Vamos preparar em casa?

- Corte uma berinjela em cubos pequenos, sem tirar a casca.

- Acrescente 1 litro de Água da Pedra.

- Deixe de molho na geladeira por uma noite.

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Beba por três dias, sempre em jejum, e faça uma pausa de três dias. Se quiser potencializar o efeito, acrescente à porção acima o suco de 1 limão.

Os benefícios do vegetal não param por aí: uma pesquisa feita pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) indica que o suco de berinjela é capaz de reduzir em 30% o colesterol em coelhos.

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Outra pesquisa, realizada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mostrou que a farinha de berinjela é super eficaz no controle do colesterol. O estudo também mostrou que a berinjela é poderosa aliada do emagrecimento, diminuindo os níveis de ácido úrico e, consequentemente, reduzindo dores articulares.

Motivos não faltam pra incluir esse vegetal poderoso na dieta, certo?!

 

 

Fonte: 3FC

 

Alimentos Probióticos e Prebióticos: para que servem?

Ao escolher o que comer, talvez você pense nos nutrientes e calorias ou no quão saciado você se sentirá ao consumir determinado alimento. Isso é ótimo! Mas tem outro aspecto interessante a se considerar: a funcionalidade daquilo que comemos.

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Uma dieta funcional é aquela rica em alimentos nutritivos e que influencia certas funções orgânicas, principalmente aquelas envolvidas na digestão. Pra isso, vale investir nos alimentos probióticos e prebióticos, que atuam em conjunto e melhoram o trânsito intestinal, além de fortalecer o sistema imunológico e reduzir a glicemia e o colesterol no sangue.

Já ouviu falar deles?

A palavra “probiótico” quer dizer “a favor da vida”. Isso porque alimentos desse grupo contêm bactérias “do bem”, que equilibram a flora intestinal e trazem múltiplos benefícios à saúde. Os probióticos mais conhecidos são os dos grupos dos lactobacilos e das bifidobactérias, que auxiliam na digestão da lactose e reduzem a constipação. Eles estão presentes em leites fermentados, iogurtes, nata, queijos, carnes e patês, dentre outros.

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E há também os alimentos prebióticos. Os prebióticos são compostos por fibras fermentáveis, que servem como alimentos para os micro-organismos do intestino, estimulando seu crescimento. Cevada, aveia, trigo, soja, mel, raiz da chicória, aspargo, alcachofra, cebola, alho, tomate e banana são alguns alimentos desse grupo que dão aquela mãozinha pro organismo.

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Coloque essa dupla no seu dia a dia! Iogurte com aveia no café da manhã, leite e banana no lanche, cebola, tomate e carne nas refeições… As combinações são muitas!  E se você for vegetariano ou vegano, vale substituir derivados de animais por produtos à base de soja. ;)

Fonte: Scielo

5 motivos para beber água de manhã

Acordar e cuidar da saúde pode parecer um pesadelo para os mais preguiçosos. Mas ter uma boa saúde às vezes só depende dos nossos hábitos. Um copo de água pela manhã, por exemplo, traz vários benefícios para o seu organismo – e os resultados são visíveis.

woman drinking waterVeja 5 razões para ingerir água logo ao acordar:

1) Quem passou o inverno gripado precisa de uma forcinha no sistema imunológico: um copo de água morna em jejum. Para potencializar o poder da bebida, adicione o suco de meio limão.

2) Tomar água de manhã pode fazer seu metabolismo trabalhar até 24% mais rápido – boa dica pra quem quer perder peso.

3) Liberte-se da prisão de ventre. Um copo de água em jejum ajuda a ativar a musculatura do intestino, melhorando seu funcionamento.

4) O hábito elimina as toxinas do sangue. O resultado: pele limpa e brilhante.

5) Aumente a produção de células sanguíneas e musculares e tenha uma saúde de dar inveja!

Experimente! Ao acordar amanhã, encha o copo com saúde! ;)

 

Água mineral para cozinhar

Talvez você pense que cozinhar com água da torneira seja um processo seguro, já que a fervura mata os micro-organismos presentes na caixa d’água. Porém, o grande vilão da bebida é a alta quantidade de cloro presente na água da torneira.

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Quando entra em contato com o alimento orgânico, tanto vegetal como animal, o cloro forma um composto chamado THM (trihalometano). Ele pode desencadear a produção de radicais livres, que são altamente cancerígenos. Além disso, o cloro pode comprometer as artérias, o que pode fazer com que o colesterol LDL se una às paredes sanguíneas. Isso pode acarretar em aterosclerose e até problemas cardíacos. Ao cozinhar com água mineral, seu paladar também agradece: os pratos ficam muitos mais saborosos.

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Segundo o Ministério da Saúde, a água da torneira contém produtos químicos inorgânicos (metais pesados), orgânicos (solventes) e agrotóxicos. Ninguém quer colocar tudo isso dentro da panela, certo? Os produtos químicos podem comprometer também o sabor de sopas, massas e carnes cozidas.

Quer saber um segredo?

Para preparar o feijão, chefs tem uma dica especial para deixá-lo mais soltinho, macio e gostoso: uma pitada de bicarbonato de sódio. Como isso pode comprometer os nutrientes da refeição, a solução mais saudável é cozinhar com água mineral, cuja quantia de sódio é apropriada para o consumo e, também, capaz de deixar o feijão mais macio.

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Agora você já sabe: a Água da Pedra é o toque que faltava na sua receita! ;)

Fonte: Cia Pro Chef

Ginástica laboral: alongamentos para fazer no trabalho

Alongar o corpo é fundamental para qualquer trabalhador que passa grande parte do dia sentado ou em pé. Muitas das dores que sentimos ao fim de um longo dia podem ser causadas por má postura. Pelo menos, acabar com isso é fácil: basta se alongar! 

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A eficácia desse hábito popularizou a chamada ginástica laboral. Empresas contratam um personal trainer para que seus funcionários façam uma série de alongamentos no meio do expediente. Aprenda a série e repasse aos seus colegas – eles ainda irão te agradecer por isso!

- Para começar, se espreguice: estique braços, pernas e costas. Em seguida alongue o pescoço para frente, para trás e para os lados; 

- Gire o pescoço sobre os ombros, bem lentamente e invertendo os sentidos.;

- De pé, separe as duas pernas, flexione os joelhos e solte o corpo para frente. Não precisa encostar no chão, mas desça ao máximo que conseguir. Respire e retorne à posição inicial;

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- Levante os braços e segure um dos cotovelos. Repita o exercício com o outro lado;

- Estique um dos braços para a frente e puxe o dorso da mão no sentido do antebraço. Depois, puxe a palma da mão na mesma direção. Repita com o outro braço;

- Entrelace os dedos atrás das costas, palmas das mãos voltadas para dentro. Levante-as bem devagar e sinta seus ombros alongados.

Ao fim da série, você deve se sentir mais disposto, mesmo com o corpo relaxado.

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Aproveite o restante do expediente e prepare-se para uma bela noite de sono! ;)