A alimentação como aliada no combate ao câncer de mama

Quem está passando pela batalha contra o câncer de mama pode ser afetada por alguns sintomas, como a falta de apetite, náuseas, a alteração no paladar ou ainda a dificuldade em mastigar. É necessário se manter forte para lutar contra a doença. O mais indicado é ter o acompanhamento de um nutricionista, que pode ajudar durante esta fase da vida. Em alguns casos, a suplementação deve ser considerada, pois a doença eleva o consumo de energia pelo corpo.
Apesar da importância do acompanhamento de um profissional, nós trazemos abaixo algumas dicas que podem te ajudar.
Se o seu problema vem sendo a modificação do paladar, enxague a boca com água ou chá de camomila. Além disso, opte por alimentos como manjericão, orégano, hortelã e outros temperos naturais. Se você sente frequentes gostos metálicos, substitua os talheres de metal pelos de plástico.
Agua da Pedra
Em casos de náuseas, o melhor a ser feito é comer pouco várias vezes ao dia. Além disso, não são indicados alimentos muito quentes, pois eles aumentam a sensação de enjoo.
A quimioterapia e a radioterapia deixam o olfato mais apurado. Por isso, o ideal é que a comida seja feita por uma outra pessoa, pois apenas o cheiro dos alimentos podem nausear quem está lutando contra o câncer. Também é indicado que os pacientes redobrem a higiene bucal, visto que o tratamento da doença reduz a capacidade de regeneração das células das mucosas.
O tratamento do câncer também pode causar infecção intestinal. Profissionais recomendam que os pacientes comam fibras solúveis, presentes em frutas como pêra, maçã, banana maçã e goiaba sem casca. Não são indicados alimentos gordurosos, leite e derivados, bem como grãos integrais, cascas, sementes e cereais.
Maça_Banana - Água da Pedra
Por último: beba muita água! Manter-se bem hidratado ajuda o corpo a se recuperar e a se manter forte.
Fontes: Câncer de Mama; OncoGuia e Minha Vida.

 

Não há comentários

Comments Closed