A relação entre água e exercícios físicos vai além da hidratação
A reposição de líquidos durante a prática de exercícios físicos é importante por diversos motivos. Você sabe quais são eles?
Primeiro, ingerir cerca de meio litro de água duas ou três horas antes de se exercitar previne o estresse térmico. A temperatura do corpo irá subir durante a prática – e a liberação de suor ajuda a controlar essa diferença.
O suor também faz com que haja perda de sódio e potássio, por isso atletas de alta performance utilizam bebidas isotônicas durante os treinos. No entanto, essas bebidas frequentemente possuem carboidratos, o que não é a melhor opção para quem se exercita para entrar em forma, já que a ideia é queimar calorias e não ingerir ainda mais, certo?
Outro fator é que a água interfere diretamente no transporte de oxigênio para os músculos através dos glóbulos vermelhos. Além disso, ela ajuda a eliminar o gás carbônico no processo respiratório e a regular a pressão arterial para que o sistema circulatório e o coração aguentem firme o esforço.
Fique atento: dor de cabeça, fraqueza, fadiga, vertigem e cãibras musculares durante o exercício indicam que o organismo pede água.
Não há comentários