Açúcar x Gordura: conheça o documentário

Na corrida desenfreada pelo emagrecimento, somos capazes de tudo. Cortar o açúcar, carboidratos, gordura. Mas até onde isso está certo?

Imagem do documentário "Sugar v Fat"

Imagem do documentário “Sugar v Fat”

Os médicos [e gêmeos idênticos] Xand Van Tulleken e Chris Van Tulleken entraram no desafio de passar um mês comendo somente um dos alimentos e assim encontrar respostas. Xand passou um mês em um regime com teor altíssimo de gordura. Já Chris se alimentou apenas de açúcar e carboidratos. Enquanto a gordura é responsável pelo aumento do colesterol e entupimento de artérias, o açúcar traz diabetes e está não só nos doces, como também nas massas, pães, arroz, batata.

Clicado por: Skeeze

Clicado por: Skeeze

Duas semanas depois, foram feitos dois testes. O de raciocínio, em um mercado de ações, exigia muita atenção. Xand, seguindo a dieta da gordura, não conseguia se concentrar, já que uma alimentação com pouco açúcar limita a quantidade de energia para o cérebro. Chris, com a dieta de açúcares, se sentia mais alerta e consegui ganhar a prova. O segundo teste foi físico, com bicicleta. Chris, alimentado somente de açúcar e carboidrato, tinha energia imediata para gastar, enquanto Xand mal conseguia sair do lugar.

No final de um mês, foram feitos exames para saber o que mudou no organismo de cada. Chris, com alta concentração de açúcar, perdeu 1kg. Xand, com a dieta da gordura, perdeu 4kg, sendo que dois destes foram de massa muscular, para o corpo conseguir energia. O colesterol dos dois não apresentaram grandes mudanças, e a insulina do Chris está normal. Mas Xand, que só consumiu gordura, teve alteração na glicose, ficando quase diabético. Isso se deu por seu corpo precisar de energia, aumentando a produção de insulina para processar qualquer quantidade de açúcar, sobrecarregando o pâncreas.

06 - print3

Imagem do documentário “Sugar v Fat”

O resultado? A grande bomba é a combinação de açúcar e gordura, encontrada principalmente em alimentos processados. O importante é se alimentar de forma correta, preferindo alimentos naturais, havendo uma dieta equilibrada, com proteínas, fibras e bastante água.

Você pode assistir o documentário “Sugar v Fat” no Netflix, e tirar suas próprias conclusões sobre o que é melhor para seu corpo. ;)

Não há comentários

Comments Closed