Água para cada atividade

Correr, nadar, pedalar… O importante é se mexer e se hidratar corretamente, certo?

Cerca de duas horas antes de atividades de intensidade moderada a alta, é indicado tomar 500 ml de água, e 250ml entre 30 e 15 minutos antes. Depois, a reposição varia, sendo necessário ficar atento à temperatura do ambiente e do seu corpo, aos níveis de atividades e duração dos exercícios. Confira as indicações aproximadas:

Corrida

Corrida

Corrida

Durante o exercício, é indicado ingerir de 150 a 300ml em um período de 15 a 20 minutos. Em um treino de intensidade moderada, um atleta perde cerca de 10% do rendimento se, a cada 20 minutos, não ingerir aproximadamente 200ml de água. Nesse caso, a água gelada é preferível, por ser absorvida mais rapidamente.

Natação

Natação

Natação

Dentro da água, a percepção da sede e perda de líquido pelo suor é menor, mas nem por isso se deve esquecer de beber água. Uma desidratação de 2% durante a atividade já aumenta o risco de câimbras. Se o exercício for de alta intensidade, o recomendado é beber 150ml a cada 15 minutos.

Ciclismo

Ciclismo

Ciclismo

Pedalar é uma atividade que costuma ter períodos de duração maiores. O ideal é que, para treinos de intensidade moderada a baixa, ocorra uma ingestão gradual de 150ml de água a cada 20 minutos. E atenção: a ingestão deve ser feita antes da primeira meia hora, pois a partir desse momento os sintomas de desidratação começam a aparecer.

Independentemente da sua modalidade preferida, hidrate-se. Uma dica válida a todos os esportes é: não espere a sede para beber água. A desidratação pela perda de suor pode aparecer antes mesmo desse sintoma, resultando em fadiga muscular, tonturas e inchaços.

Alguma dúvida de que a água é essencial para uma boa performance?

Não há comentários

Deixe seu Comentário

Seu email não será publicado e os campos obrigatóriso estão marcados.



*

Current ye@r *