Alimentação Funcional: equilíbrio para o corpo

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Quem quer cuidar do corpo deve buscar alimentos naturais, sem aditivos industrializados e que tragam as  propriedades certas para uma boa nutrição. Aí entram os alimentos funcionais, opções naturais que contribuem para a manutenção da saúde.

Estes alimentos trazem diversos benefícios à saúde, sejam metabólicos ou fisiológicos, além de diminuir os riscos de algumas doenças.

Alguns deles são a soja, o tomate, a uva, a couve-flor, o brócolis, a linhaça, chia, amaranto, hortaliças com talo e os cereais integrais como aveia, centeio, farelo de trigo.

A chia, por exemplo, ao entrar em contato com a água “incha”, se transformando em uma gelatina que regula o intestino, aumentando a sensação de saciedade e regulando os níveis de colesterol ruim e triglicerídeos do sangue. E ainda é ótima para o funcionamento do cérebro.

Já o farelo de trigo, a aveia e o centeio reduzem o risco de câncer de cólon, pois melhora o funcionamento intestinal, e ainda traz saciedade.

O tomate é antioxidante, diminuindo os risco de alguns tipos de câncer, como de próstata.

 

Quer uma dica bacana? Olha essa receita de tapioca funcional, simples e deliciosa:

Tapioca Funcional

 

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Massa:

Use a proporção de 2 colheres de sopa de goma de tapioca para 1 colher de sobremesa de um destes ingredientes funcionais:

. Semente de chia;

. Amaranto (em flocos);

. Semente de linhaça triturada.

 

Recheio:

1 ovo + 1 clara;

1 colher (café) de açafrão da terra (anti-inflamatória).

 

Ou

 

1 colher de sopa de Coco fresco ralado;

2 colheres de sopa de abóbora cabochan ralada;

1 fatia de queijo branco ralado (opção rica em gorduras boas, fibras e betacaroteno).

Orégano para dar sabor.

 

 

Tenha um café da manhã ou lanche saudável e mantenha a saciedade até a hora da próxima refeição! Bom apetite!

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