Alimentos com pouco sódio – e muito sabor!

O sódio está presente em inúmeros alimentos, portanto, você só precisa de bom senso: é fundamental ficar atento ao consumo diário da substância. E a atenção deve estar tanto no que você põe no prato como no copo!

Clicado por: Stuti Sakhalka

Clicado por: Stuti Sakhalka

Veja como controlar o sódio na alimentação:

1. Considere as castanhas para o lanche da tarde. Elas têm pouco sódio, trazem saciedade e ainda contêm vitamina C, importante para o sistema imunológico. Mas só vale se não tiver sal, certo?

2. A abóbora tem praticamente zero de sódio e pode ser usada na salada, na sobremesa e naquele creme levíssimo e cheio de sabor na hora do jantar.

Clicado por: Kelvin Beecroft

Clicado por: Kelvin Beecroft

3. Quem não vive sem comida chinesa pode trocar o tradicional shoyu pela sua versão light, com 25% a menos de sódio. Ainda assim, não abuse!

4. Os fãs da culinária mexicana ficam sem sal, mas não sem guacamole! O abacate, base da receita, não tem nada de sódio. Tempere com pimenta à vontade e você nem vai sentir falta do gostinho salgado.

Clicado por:  Jennifer

Clicado por: Jennifer

5. A soja é rica em proteína e pode diminuir o colesterol ruim. Que tal testar um strogonoff de soja?

6. Para acompanhar, arroz! Mas cuidado com o tempero: os industrializados costumam ter alto teor de sódio. Aposte na cebola, no alho ou em temperos fortes, como o curry.

Clicado por: Charles Haynes

Clicado por: Charles Haynes

7. Falou em arroz, lembrou do feijão. Tempere com orégano, manjericão, louro e uma semente de mostarda, cominho ou pimento-do-reino. Fica uma delicia e dispensa o sal!

8. Esqueça o macarrão instantâneo e seus temperos prontos. Uma massa com molho de tomate caseiro dá um pouquinho mais de trabalho, mas diminui drasticamente o consumo de sódio. De quebra, o tomate ainda é riquíssimo em água!

Clicado por: Alexandre Chang

Clicado por: Alexandre Chang

9. Sopas de caixinha também podem ser evitadas. Faça uma sopa de legumes com caldo caseiro: cozinhe alho, louro, aipo, orégano, cenoura e moranga, coe e, se sobrar, congele. No fim das contas, tudo o que é feito em casa costuma ter menos sódio que os alimentos industrializados.

10. A lentilha é livre de sódio. Então, não se restrinja ao Ano Novo: coloque-a no prato no restante do ano também!

Clicado por: Maria Regina Carriero

Clicado por: Maria Regina Carriero

Vai preparar um jantar especial no final de semana? Lembre-se das nossas dicas! ;)

Fonte: Zero Hora

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