Alimentos típicos do inverno (e ricos em água!)

No inverno, sentimos menos sede que no verão, mas nem por isso podemos deixar a hidratação de lado. Reduzir a ingestão de água sobrecarrega os rins e atrapalha o funcionamento do corpo como um todo. 

Listamos algumas boas pedidas pro inverno, com altos teores de água – e de sabor!

Sopa de verduras: quem resiste a uma sopa no inverno? Ainda dá pra aproveitar essa delícia sem descuidar da saúde. Invista em verduras com alta concentração de água, como o tomate, o brócolis, o espinafre e a couve flor. E evite temperos prontos, que têm uma grande quantidade de sódio.

qua - blog - sopa, Pills Bury

Morango: além da grande concentração de água, a fruta da estação ajuda a prevenir doenças cardíacas, melhora o sistema circulatório e neutraliza os radicais livres. Além disso, cai super bem com aquele fondue de chocolate!

qua - blog - morango, Anoop PS

Pinhão: bastante popular no Sul do país, o pinhão é rico em gordura insaturada, a “gordura boa”, que ajuda a proteger o coração. Entre seus principais nutrientes estão o zinco, o manganês e as vitaminas C e E. Mas quem está brigando com a balança precisa ficar atento: cada unidade contém 30 calorias.

qua - blog - pinhao, Raquel Santana

Abóbora: usada em receitas doces e salgadas, a abóbora é rica em potássio, cálcio, fósforo, ferro, magnésio, zinco, fibra e vitaminas A, C, E e do complexo B. Além disso, ajuda a controlar a glicemia, já que possui carboidratos de baixo índice glicêmico. Que tal um caldo de abóbora pra aquecer? Fica a dica aos diabéticos.

qua - blog - abobora, Grieg Wehr

Laranja: outra fruta aliada da saúde durante a estação. Rica em fibras, a laranja ajuda quem tem problemas digestivos ou intestinais. Também auxilia na correção da acidez do sangue e no controle da pressão sanguínea. A vitamina C da laranja também é ótima pra reforçar a imunidade, prevenindo gripes e resfriados.

qua - blog - laranja, Gyorgy Weil

Com a chegada do frio, muita gente enche o prato com alimentos gordurosos sem pensar nas consequências. Mas, quando a estação acaba, os resultados ficam visíveis: aumento de peso e saúde debilitada.

Todos esses alimentos contribuem para a hidratação do corpo durante o inverno, mas beber água continua sendo fundamental. Beba de 8 a 10 copos de Água da Pedra por dia, em qualquer estação do ano.

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