Aumente o volume! Veja como a música ajuda no seu bem estar

Foto: Felipe Barros
Foto: Felipe Barros

Ouvir música é sempre uma delícia. Em grupo ou individualmente, a todo volume ou bem baixinho, as notas e batidas estimula o cérebro (pra não falar no corpo todo!). Sim, a música nos envolve e faz mais bem para a saúde do que imaginamos.

 

Autoconhecimento

Ao escutarmos música, viajamos por universos desconhecidos e descobrimos nossas próprias emoções, sensações e memórias. Quem nunca lembrou daquele alguém especial ao ouvir uma música marcante?

 

Memória

Pesquisadores da Universidade de Tûbingen, na Alemanha, descobriram que ouvir música durante o sono pode ajudar a memória. Onze pessoas foram expostas a efeitos sonoros e, quando esses estímulos foram sincronizados com o ritmo das ondas cerebrais, notou-se uma facilidade maior em lembrar o que eles haviam aprendido na noite anterior.

 

Comunicação

Ouvir música melhora a comunicação, e pode ser um instrumento de aprendizagem de novos idiomas. Quer falar um novo idioma? Tenha o hábito de ouvir bandas e artistas nativos dessa língua!

05 - 07 Huffpost
Foto: Huffpost

Relações

Quando uma mãe canta para seu filho, por exemplo, ele identifica rapidamente a voz dela e um vínculo é criado. A música tem esse poder em qualquer relação. Leve a música para as reuniões em família e para os encontros com os amigos!

Malhação

A música também induz ao movimento. Isso é natural do ser humano, que já nasce reagindo a ritmos. Pode apostar: a música nos deixa mais estimulados e até melhorar nosso desempenho nas atividades físicas.

Foto: Huffpost
Foto: Huffpost

Equilíbrio

Pesquisadores da Universidade de McGill, no Canadá, descobriram que ouvir e tocar música pode reduzir os níveis de cortisol no corpo humano, o hormônio responsável pelo estresse. Coloque sua música favorita pra tocar e relaxe!

 

Inteligência

Outra pesquisa, dessa vez realizada pelos britânicos, revelou que escutar música durante os estudos pode melhorar o desempenho dos alunos. Músicas mais calmas, dizem eles, conduzem o cérebro ao pensamento lógico. Ainda assim, não se prenda a um só estilo musical. O segredo da criatividade é estar sempre em busca de novas experiências – procure se interessar por diferentes gêneros de músicas!

E se você gosta muito de ouvir música, por que não começar a tocar um instrumento? Nunca é tarde para aprender, e os benefícios se multiplicam!

Foto: Popluch
Foto: Popluch

 

Não há comentários

Comments Closed