Aveia: um super alimento

07 - blog - John Purchase

Via blog John Purchase

Há muitos motivos para a aveia garantir um belo espaço no seu café da manhã. Esse cereal é rico em proteínas, fibras, cálcio, ferro e vitaminas do complexo B e E. Os benefícios disso são muitos: a aveia ajuda a regular o intestino, reduz o colesterol ruim e controla o açúcar no sangue, dentre outras coisas. Tudo isso faz da aveia um grande alimento funcional.

Ela ainda é super versátil e pode tanto acompanhar o seu iogurte como integrar pães, tortas e quiches. Isso porque, além de haver mais de 400 espécies de aveia, ela vem em várias formas:

Flocos: o grão é prensado integralmente, preservando os principais nutrientes.

07 - blog - Alex Bayley

Via blog Alex Bayley

Farelo: processo em que predomina a camada externa do grão. Perfeito para pães e bolos.

07 - blog - Diana House

Via blog Diana House

Farinha: Da parte mais interna do grão, esse formato possui menos fibras, mas ainda é bastante útil para pães, panquecas e até para substituir a farinha de trigo, pobre em nutrientes.

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Via blog Kelly Hunter

O ideal é consumir cerca de 30 gramas de aveia (de duas a três colheres de sopa) por dia. E, claro, como no caso de todo alimento rico em fibras, seu consumo deve estar associado a uma maior ingestão diária de água. Essa combinação ajuda a manter a saciedade, já que ela forma um gel volumoso no estômago.

A única contra-indicação da aveia é seu consumo por celíacos. Assim como a cevada e o centeio, ela possui glúten.

De resto, ela é uma ótima aliada! A aveia, além de saborosa, aumentará o valor nutricional da sua refeição!

07 - blog - Vegan Feast Catering

Via blog Vegan Feast Catering

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