Chás para todo momento

Com a chegada do inverno, beber aquela xícara de chá pode se transformar em um momento mágico. Sabendo tirar proveito das propriedades de cada planta, então, você amplia os benefícios desse hábito: alguns chás podem fazer maravilhas pela sua saúde.

Água da Pedra_Chá

Veja quais os benefícios de cada um deles:

Erva-cidreira e Melissa
São calmantes. Beber uma infusão de ambas as plantas antes de dormir reduz a ansiedade e dá aquela mãozinha para pegar no sono. De quebra, ainda tem efeito laxativo.

Camomila
Também tem efeito calmante e ajuda a aliviar dores de cabeça, bem como amenizar os efeitos da TPM.

Boldo
É ótimo após as refeições: ajuda a eliminar gases, a aliviar a azia e a estimular o processo digestivo. Acordou de ressaca? Cuide bem do seu fígado e invista num bom chá de boldo.

Chá verde
É rico em flavonoides, substância antioxidante. Vários estudos relatam que o chá verde pode ajudar a retardar o envelhecimento das células. Só não é recomendado tomar antes de dormir: assim como o chá preto, o chá verde é estimulante.

Funcho
Prisão de ventre? Experimente tomar chá de funcho após as refeições. Ele dá uma amenizada geral no intestino.

Erva mate
Velha conhecida dos gaúchos, essa infusão, o popular chimarrão, é estimulante e ajuda a reduzir o colesterol ruim.

Alecrim
Algumas pessoas têm resistência ao sabor forte do alecrim, mas as propriedades dessa planta são muitas: combate anemia, a gripe e dores por contusões. Se você não costuma usar o alecrim como tempero no preparo dos alimentos, vale aproveitar a infusão.

Hibisco
Com sabor marcante, o chá de hibisco é diurético e ajuda a reduzir a pressão.

Em todos os casos, a infusão é bem simples: basta colocar a planta em um recipiente e largar água quase fervente. Tampe e deixe a extração ocorrer por cerca de cinco minutos. Coe e sirva-se.

Outra maneira possível é pela decocção, mais adequada para raízes, caules, sementes e cascas. Nesse caso, ferva tudo junto com a água por alguns minutos e coe em seguida.

Vai um chazinho aí? ;)

Não há comentários

Comments Closed