Conheça o crudivorismo: a dieta crua

O crudivorismo é um estilo de vida que consiste em comer os chamados “alimentos vivos”. Isso porque são naturais, com pouco ou nenhum aditivo químico e, principalmente,  dispensam o processo de cozimento.

08 - 08 Slice of Chic

Clicado por: Slice of Chic

O principal argumento é que o consumo do alimento cru preserva seus nutrientes. No caso dos vegetais, isso é bastante frequente: eles podem perder, em média, 60% dos seus nutrientes com o calor. O cardápio dos crudívoros costuma ser essencialmente vegetariano, rico em frutas frescas ou secas, vegetais, algas, sementes, grãos germinados ou brotos. Os menos radicais ainda podem optar por consumir peixes crus, laticínios e mel.

08 - 03 Wicker Paradise

Clicado por: Wicker Paradise

O crudivorismo pode até parecer bastante restritivo, mas é preciso entender que, antes de ser uma dieta, ele é um estilo de vida – segundo seus adeptos, uma alimentação crua influi na questão espiritual e provoca a auto cura do organismo.

De fato, desde a antiguidade, muitos povos têm a crença de que a alimentação crua equilibra o corpo e a mente. Tibetanos, rastafáris, essênios e indígenas sul-americanos somam, hoje, boa parte dos crudívoros. Mas nem tudo são flores (ou vegetais?): de acordo com a Sociedade Vegetariana Brasileira, manter uma dieta crua muito restritiva e por muito tempo pode causar deficiência de vitamina B12, presente apenas em alimentos de origem animal (ovos, laticínios e, claro, carne).

08 - 04 Monkeyc

Clicado por: Monkeyc

Outra preocupação é a falta de macronutrientes (carboidrato, proteína e gordura). Por isso, uma boa ideia é incluir feijões, lentilhas, ervilhas e grão de bico no prato. Sim, é possível consumi-los sem cozinha-los: deixe o feijão por algumas horas em uma panela com água e (acredite) ele estará macio e pronto para o consumo.

08 - 07 Cola21

Clicado por: Cola21

Se decidir testar o crudivorismo por um tempo, duas dicas:

1) Fale com o seu médico antes e faça exames de sangue regularmente para garantir que você está ingerindo a quantidade adequada de nutrientes essenciais;

2) Esqueça de vez o álcool e o refrigerante. E aumente seu consumo de água – tanto pura como na forma de chás.

O crudivorismo pode ser uma opção saudável para quem busca uma vida equilibrada e sustentável. Será que ele combina com você?

Fonte: Super Interessante

Não há comentários

Deixe seu Comentário

Seu email não será publicado e os campos obrigatóriso estão marcados.



*

Current ye@r *