Cuide da sua segurança na internet

A internet é um meio de comunicação bastante eficiente: qualquer pessoa pode criar seu espaço para, a partir daí, se fazer conhecer ou interagir socialmente de maneira rápida e abrangente. O problema é que esta riqueza de possibilidades tem o seu preço: é também um território perigoso e que requer cuidados. Principalmente quando se trata da sua intimidade.

Para te ajudar em relação a este aspecto, separamos algumas dicas simples, mas importantes para a sua privacidade on-line:

1. Cuidado com o que você informa nas redes sociais

Não há problema nenhum em manter um blog pessoal ou páginas em redes sociais (Facebook, Twitter, Google+, etc), mas você deve fazê-lo com bom senso, evitando disponibilizar informações que revelem muito sobre a sua vida.

2. Cuidado ao informar lugares que você frequenta

Hoje, é muito fácil deixar claro os lugares que você frequenta por meio de fotos ou check-ins no Facebook ou no Foursquare, por exemplo. Se você faz questão de usar estas ferramentas, procure informar apenas lugares públicos que são bastante frequentados, como shoppings ou parques. Quando possível, restrinja o acesso às informações de localização apenas aos seus amigos. Além disso, considere fazer check-in ou publicar fotos quando estiver saindo do local, em vez de fazê-lo na chegada.

3.       Não deixe claro a sua situação financeira

Não é uma boa ideia revelar os bens que você ou a sua família tem, assim como qualquer outra informação que deixe claro a sua situação financeira. Criminosos também acessam a internet e, portanto, você pode acabar sendo vítima de assaltos ou mesmo sequestros.

4. Utilize as configurações de privacidade da rede social

Dependendo da rede social, você consegue determinar quais informações seus contatos podem acessar por meio das configurações de privacidade. Por isso, dedique algum tempo para entender como estes recursos funcionam para limitar as informações mais importantes sobre você apenas a quem lhe é íntimo.

5. Tenha critério com as suas fotos ou vídeos

O conteúdo que você publica nas redes sociais também pode revelar muito sobre você.

Por isso, evite:

» Disponibilizar fotos que mostrem a entrada de sua casa ou exibam qualquer característica que permita identificá-la;

» Da mesma forma, evite publicar fotos que permitam identificar com precisão o endereço no qual você estuda ou trabalha;

» Mostrar imagens de carros que pertençam à você ou sua família;

» Não é recomendável divulgar imagens de filhos pequenos, mas se optar por fazê-lo, ao menos evite registrar situações que facilitem a sua localização, como fotos com um uniforme que deixe claro em que escola a criança estuda;

» Divulgar fotos excessivamente sensuais ou que possam te causar constrangimento em situações cotidianas.

AGU-0179-15-CARDS_0212_07124

Não há comentários

Comments Closed