Cuide de sua alimentação com a chegada do frio

Com a chegada do frio é comum pensarmos que é necessária uma maior ingestão de alimentos para compensar a redução da temperatura.

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No inverno, o nosso organismo efetua um maior gasto de energia e existe um aumento do apetite em função da necessidade de produzirmos mais calor e, consequentemente, mantermos a temperatura corporal normal. Porém, mesmo que seja necessário aumentar a ingestão de alimentos, devemos adaptar a quantidade que consumimos no clima frio, tornando-as menos calóricas e pouco gordurosas.

Vale lembrar também que a hidratação do corpo é muito importante no inverno. Neste período do ano é comum as pessoas reduzirem o consumo de líquidos, mas isto não é recomendável. Manter o nosso organismo hidratado é essencial para que tenha um bom funcionamento. A quantidade mínima de água recomendada por dia é de 35ml por kg, em média 2 litros diariamente.

Portrait of young woman drinking water

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Durante esta estação uma dica é tomar chás claros ou de frutas. Você pode dividir a quantidade que é indicada para um dia, ou seja, 2 litros entre água e chás. Assim, você pode tornar esta atividade mais prazerosa.

Aposte nas frutas ricas em vitamina C, como o morango, a laranja, a mexerica, o limão, a cereja, entre outros; e vegetais, como o brócolis, o repolho e a cenoura. Esses alimentos são ricos em vitaminas e minerais que ajudam na prevenção de gripes e resfriados comuns nesta época do ano.

Vitamina C

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