Dicas de sopas saudáveis no inverno

No inverno, não dá para abrir mão de uma sopinha gostosa, quentinha e que nos sacie, não é mesmo? As sopas e caldos combinam com dias mais frios, são saborosas, nutritivas e com baixo valor calórico (dependendo da escolha dos ingredientes).
Pensando nisso, a Nutri Isadora Flores preparou duas receitas de sopas funcionais muito gostosas e com poucas calorias:
SOPA CREME DE ABÓBORA COM GENGIBRE: 
Esta receita contém abóbora-moranga, a abóbora menos calórica em comparação com as demais abóboras e que no geral já contêm baixas calorias. A moranga é rica em vitamina C, fibras solúveis e insolúveis, dá saciedade e ajuda a reduzir a absorção de gorduras e colesterol. Já o gengibre  tem poderoso efeito analgésico e anti-inflamatório, possui ação anti-bactericida e é excelente para curar e prevenir gripes e resfriados.
Receita: 
- 400g de abóbora cabotiá ou outra
– 1/2 cebola picada
- 2 dentes de alho
– 500 ml de água
– 1 pedaço de 5cm de gengibre
– sal e pimenta do reino à gosto
– salsinha picada
- 300 ml de leite de coco light
Preparo: Em uma panela refogue a cebola e o alho, em seguida adicione a abóbora e cubra com água. Tempere com sal e pimenta do reino à gosto e deixe cozinhando em fogo alto. Quando a abóbora estiver cozida desligue o fogo, espere esfriar e coloque a moranga, o gengibre e o leite de coco no liquidificador ou processador até virar um creme; Se necessário colocar um pouco de água para ficar com consistência mais líquida. Decore com salsinha e sirva imediatamente.
creme de abóbora e gengibre
SOPA CREME DE COUVE FLOR:
A couve flor possui baixíssimo nível de calorias, fornecendo também muita energia devido à presença de suas vitaminas, açúcares e fibras. Possui ação anti-inflamatória, antioxidante, fortalecedora do sistema imunológico, entre outras. O açafrão-da-terra ou cúrcuma é uma especiaria indiana muito utilizada na alimentação e pela medicina Ayurvédica, principalmente nos países asiáticos. Possui ação anti-inflamatória, antioxidante e antimicrobiana. Em 100g de cúrcuma são encontradas quantidades quase que ideais de vitamina C, ferro, niacina, potássio e fósforo. Segundo estudos a cúrcuma também possui propriedades anti-tumorais e previne o câncer.

Receita: 
1 couve flor picada
1 cenoura picada
½ cebola cortada em cubos
3 col sopa de óleo de coco
½ col chá de açafrão
1 maço de cebolinha verde picada
Sal e pimenta do reino à gosto
Preparo: Refogue a cebola, com os temperos em óleo de coco. Acrescente a couve flor e a cenoura picada e refogue por alguns minutos. Cubra com água (não muita para não ficar aguada) e deixe cozinhar em fogo baixo até que os vegetais fiquem macios. Bata tudo em liquidificador até a sopa ficar homogênea e coloque novamente na panela para ferver. Adicione a cebolinha verde e sirva bem quente.
sapore_creme_couve_flor
Gostou das receitas? Uma sopinha nesses dias frios cai muito bem, não é mesmo? Compartilha com a gente tuas receitas no Facebook da Água da Pedra :)

Não há comentários

Comments Closed