Especialista responde: afinal, podemos ou não beber líquidos durante as refeições?

Fazer refeições balanceadas é fundamental para uma vida equilibrada. Mas de nada adianta controlar cada grama que entra no prato e descuidar com o que é servido no copo. 

qua - blog 03 - ccBeber líquido durante as refeições é uma dúvida frequente. Mas tudo depende. O ideal, segundo a nutricionista Ana Carolina Machado, de Porto Alegre, é tomar um copo grande antes de comer. Além de garantir a hidratação, o hábito dá a sensação de saciedade, o que faz com que se coma menos. Depois da refeição, outro copo, para facilitar a digestão. “Mas quem sente muita sede enquanto come pode beber até 200 ml de água”, recomenda.

Exagerar no líquido durante a refeição pode causar a dilatação do estômago. Quando isso acontece, é enviada uma mensagem ao cérebro de que ainda existem espaços para serem preenchidos, o que faz com que você coma mais. “Esse consumo extra de alimentos resulta em ganho de peso. Por isso as pessoas dizem que beber nas refeições ‘dá barriga’”, explica Ana Carolina. Aposte no bom senso e beba o suficiente para não ter sede, mas cuidando os excessos. 

Já o hábito de tomar bebidas gasosas e adocicadas, como refrigerantes, durante as refeições… Isso sim prejudica! “A pessoa bebe muito e se sente satisfeita mesmo sem estar bem alimentada”, alerta a nutricionista. Ou seja, o corpo absorve apenas açúcar, já que quase não há nutriente no refrigerante. Lembre-se de respeitar sua digestão e priorizar seu bem estar enquanto come.

qua blog01 Abide in Him

 Equilíbrio é o segredo!

Não há comentários

Deixe seu Comentário

Seu email não será publicado e os campos obrigatóriso estão marcados.



*

Current ye@r *