Exagerei no sol, e agora? Dicas para amenizar o desconforto.

Sempre que nos expomos ao sol, corremos o risco de queimar a pele – mesmo passando protetor solar! Volta e meia esquecemos de reaplicar o produto ou não espalhamos muito bem em certas áreas do corpo. E esse descuido, às vezes, é suficiente para o indesejado “efeito pimentão”.

Clicado por: Think Of Me

Clicado por: Think Of Me

Um dos problemas com a exposição solar intensa é a descamação, que causa danos à epiderme, camada mais fina e superficial da pele. “Ela atinge as células basais, que originam novas células. Com o efeito do sol sobre elas, aumenta-se a produção celular nessa região. Essas células em excesso expostas ao sol morrem por desidratação, formando uma camada que logo descasca, abrindo caminho para células novas”, explica a dermatologista Juliana Fonte. Se a pele já queimou, alguns cuidados básicos podem ajudar.

Clicado por: EME

Clicado por: EME

Para amenizar a ardência, redobre a hidratação da pele com cremes hidratantes. “Uma boa dica para aliviar a dor ainda é colocar o produto na geladeira por alguns minutos antes de fazer a aplicação”, indica Juliana. Loções pós-sol também acalmam a pele e diminuem o desconforto. Outra dica é apostar nas compressas de água fria sobre a pele quente, pois ela tem efeito anti-inflamatório. Compressas com chá de camomila gelado também ajudam.

Por fim, cuide da hidratação também do lado de dentro. “Beba muita água para combater a desidratação causada pela exposição ao sol”, conclui a médica.

Clicado por: David Chou

Clicado por: David Chou

De resto, siga as orientações gerais sempre que se expuser ao sol:

- O uso do protetor solar é fundamental, evitando queimaduras e reduzindo o risco de câncer de pele. Para que não haja descamação, você deve, além de reaplicar o protetor a cada duas horas, evitar exposição excessiva do sol.

- Respeite o horário. Evite o sol entre 10h e 16h.

- Lembre-se de refrescar a pele: “Aproveite que é verão e refresque-se com um banho de água fria. Com a exposição ao sol, a pele fica muito sensível e ardida e os banhos frios ajudam a aliviar essa sensação”, indica Juliana.

Pegou as dicas? Então agora pegue sua garrafinha de Água da Pedra, proteja a pele e dê aquela caminhada tranquila pela beira do mar. Nada melhor para renovar as energias, não é mesmo? ;)

Clicado por: Ashley2

Clicado por: Ashley2

Não há comentários

Comments Closed