Fitoterapia: a cura pelas plantas
As terapias alternativas podem ser uma solução para quem sofre de um mal e nunca encontrou a cura em fármacos industrializados. Já ouviu falar na fitoterapia? Ela busca o poder das plantas para curar certos problemas de forma mais natural. Dependendo do caso, pode ser tão eficaz quanto os tratamentos convencionais.
A fitoterapia surgiu por volta de 3000 a.C, na China, e se ocupa, até hoje, do estudo das plantas medicinais. A planta é usada na sua forma natural, não havendo o isolamento de seu princípio ativo para a fabricação de medicamentos (isso a diferencia tanto dos medicamentos sintéticos como dos fitoterápicos, comuns em farmácias de manipulação).
Geralmente, o consumo da planta se dá por meio de infusão em chás e compressas. Com algumas xícaras de chá, dizem os fitoterapeutas, você pode amenizar ou até resolver um problema chato. A água destilada das flores e folhas da urtiga-branca, por exemplo, é um excelente colírio, enquanto que o chá de alecrim pode aliviar crises de ansiedade.
Mas fique atento: não é porque a fitoterapia segue a linha mais natural que você deve sair por aí tomando infusões sem restrição. A dica é sempre buscar um fitoterapeuta para descobrir a melhor planta para o seu problema.
Já sabe qual a melhor planta pra você e quer preparar em casa? Veja as nossas dicas:
- Em uma panela, coloque água até ultrapassar dois dedos de distância das ervas. Deixe em repouso por 30 minutos e, em seguida, leve ao fogo por cerca de 20 minutos.
- Depois de pronta, coe a infusão e deixe-a em um bule com tampa de barro, cerâmica ou vidro. Esse cuidado é importante para não alterar as propriedades do vegetal.
-
Tome de acordo com a indicação do fitoterapeuta.
Conte sempre com a Água da Pedra para buscar novas formas de manter uma vida equilibrada.
Fonte: Portal CRF SP
Não há comentários