Mais cor no seu prato

ter01 - gwireEscolher os alimentos pela cor é uma maneira simples de montar uma refeição balanceada. Isso porque cada pigmento representa um nutriente com propriedades específicas que ajudam a prevenir doenças, emagrecer e ter mais energia. Lembre-se: quanto mais cor no prato, mais saúde no corpo.

Conheça as propriedades de cada cor:

Vermelho: quando acordar muito cansado, comece o dia com uma tigela de frutas vermelhas, como morangos, framboesa e tomates. Elas contêm licopeno, um antioxidante celular indicado contra a depressão e exaustão.

Marrom: a alta concentração de fibras regula o funcionamento do intestino, combate o colesterol e a diabete. Aposte na mandioca: por ter muita fibra, o carboidrato é transformado em energia lentamente, o que também diminui a fome.

ter03 - Keith WilliamsonAmarelo e Laranja: esses alimentos ricos em vitamina C, esses alimentos protegem sua imunidade. A presença do betacaroteno ajuda a manter saudáveis tecidos musculares, cabelos e a visão noturna. Cenoura, bergamota e laranja são ótimas fontes.

Branco: em conjunto com a flavina, derivado da vitamina B2, o cálcio presente nesses alimentos ajuda na manutenção dos dentes e dos ossos. Leite, alho e nabo são alguns exemplos. Eles também atua no funcionamento do sistema nervoso.

Verde: a clorofila age como desintoxicante e contra os radicais livres, além de dar uma dose poderosa de energia. Fibras, ácido fólico e ferro são outros benefícios. Alguns deles podem conter cálcio, como o brócolis, o espinafre e o agrião.

ter05 - Seth AndersonRoxo: a presença de ferro e vitamina B1 faz com que esses alimentos retardem o envelhecimento. Inclua nas refeições a cebola roxa, a beterraba e a berinjela.

Mas, antes de sair colorindo seu prato, não custa lembrar: isso só vale para alimentos naturais. Os coloridos artificialmente ficam de fora da lista! ;)

Fonte: Sua Dieta

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