Meditação: como começar?

A correria do dia a dia nos obriga a fazer várias coisas ao mesmo tempo. Acumulamos tarefas, vivemos conectados, absorvendo informação e interagindo com as pessoas.

Uma hora, é claro, o estresse dá as caras – e, com ele, o esquecimento. Quem nunca saiu apressado pra um compromisso e esqueceu onde deixou as chaves, o celular, a carteira?

A regra pra evitar tanta confusão é apenas uma: parar.

Segundo pesquisadores da Universidade John Hopkins, dos EUA, trinta minutos diários de meditação são ótimos aliados contra o estresse e a depressão. E parece que, dentre as várias técnicas (já falamos aqui da Osho), a meditação de plena consciência (ou mindfulness), muito comum entre os budistas, é a mais eficaz.

Como ela funciona?

Basta parar de pensar em si mesmo e se concentrar totalmente no presente, estando receptivo a tudo o que acontece em volta.

Parece simples, né? Mas a verdade é que sair do piloto automático é uma tarefa bem difícil.

Ainda bem que, como tudo na vida, dá pra aprender com a prática.

Meditação

Não sabe por onde começar a meditar? A gente tem algumas dicas:

Tempo
Meia hora é ideal, mas dá pra começar com 5 ou 10 minutos nos primeiros dias. Mantenha a frequência das sessões e tente aumentar esse tempo aos poucos.

Um lugar tranquilo
Ache um cantinho silencioso e agradável. Pode ser na sala, no quarto, no jardim…

Postura
Você deve se manter sentado e com a postura ereta, seja na posição de lótus (no chão, com as pernas cruzadas), ou em uma cadeira ou poltrona. O corpo deve estar relaxado.

Respiração
Foco no ar entrando e saindo pelas narinas, bem devagar! Ache um bom ritmo e tente mantê-lo, preenchendo todo o pulmão.

Concentração
Esvaziar a mente pode demorar um pouco, então, a dica é se concentrar em algo específico. Pode ser a própria respiração, um som, a chama de uma vela…

Quer saber mais? O vídeo abaixo explica rapidinho como começar a meditar: http://bit.ly/1JxCtQB

Vale a tentativa! Viver no agora é requisito básico pra uma vida equilibrada! ;)

Não há comentários

Comments Closed