Receitas de saladas práticas e diferentes para o dia a dia

Sabe aquela velha dica sobre observar a cor do seu prato para ver se ele está saudável? Vamos colocá-la em prática para fazer o seu verão (e o seu cardápio) ainda mais colorido com receitas de saladas simples e rápidas de preparar.

Uma vida mais saudável não exige tanto esforço quando seguimos dicas básicas e incluímos novos hábitos no nosso dia a dia. Um exemplo de prato rico em fibras, minerais e vitaminas é aquele em que são incluídas as folhas verdes. Fáceis de encontrar e práticas para o consumo, elas podem ser a base para a sua salada. Além delas, vale incluir em cada receita diferentes alimentos como grãos, frutas e legumes. Assim, você não enjoa e até se anima a preparar a próxima!

Vamos lá! ;)

Salada de folhas com peito de peru e molho de iogurte

Ingredientes:

1 pé de alface americana

1 talo de salsão (ou aipo) picado

1 cenoura ralada

200g peito de peru desfiado

1 copo de iogurte natural

1/2 limão espremido

Sal a gosto

Modo de preparo:

Misture bem o iogurte e o suco de limão e tempere com sal para formar o molho. Reserve. Limpe a alface e retire o miolo. Pique as folhas em tiras finas e coloque em uma tigela. Junte a cenoura, o salsão, o peito de peru e as folhas inteiras. Sirva com o molho separadamente.

foto-m-de-mulher-receita-salada-de-folhas-peito-de-peru-molho-de-iogurte

Salada de tomate com chia

Ingredientes:

3 Tomates

Ervas de sua preferência (Coentro, Salsinha, Manjericão e/ou cebolinha)

Azeite de Oliva Extra Virgem

Chia

Modo de preparo:

Corte os tomates em cubinhos, regue com o azeite de oliva. Depois, pique as ervas que você escolheu e coloque junto na mistura. Por último, acrescente a chia para dar deixar sua salada crocante.

tomate-com-chia

Folhas verdes com manga

Ingredientes:

1 manga madura grande

200 g de folhas pequenas de rúcula e alface-crespa misturadas

Cerca de 12 folhas de manjericão fresco

Cerca de 6 ramos de coentro fresco, sem os talos, picados

30 g de castanhas de caju ou amendoins, torrados e picados

 

Modo de preparo:

Descasque a manga e corte a polpa em fatias finas no sentido do comprimento. Misture as folhas em uma saladeira, acrescentando o manjericão e o coentro. Arrume as fatias de manga entre as folhas. Salpique as castanhas ou os amendoins picados e sirva.

salada-de-couve-crua-e-manga-com-molho-04

Os benefícios de alguns ingredientes:

  • Alface comum x Alface americana: a rugosa/crespa e a lisa são mais nutritivas do que a americana. Mas, claro, ao incluir qualquer tipo de alface no seu cardápio você já está consumindo mais fibras, beneficiando o intestino e ajudando a controlar o peso.  Outra dica: quanto mais escura for a folha, melhor, pois terá mais vitaminas.

  • Chia: o grão facilita o aproveitamento da glicose pelas células e evita que o açúcar fique sobrando na circulação. A chia ainda é rica em ômega 3, que combate a inflamação, reduz o colesterol ruim e o triglicérides.

  • Rúcula: Rica em antioxidantes considerados essenciais na prevenção da atividade de radicais livres no corpo, estudos mostram que a Vitamina A e os flavonóides presentes na rúcula podem ajudar a proteger o corpo contra o câncer de pele, câncer de pulmão e câncer bucal. Além dessa vitamina, a rúcula é um alimento rico em vitamina C, fibras, proteínas, e minerais como o potássio, ferro e enxofre.

 

  • Manga: excelente fonte de vitaminas, minerais e fibras, é um alimento versátil e um ótimo substituto de refeições intermediárias, dando saciedade com poucas calorias. A manga ajuda no controle do diabetes, pois tem baixo índice glicêmico; melhora o seu sistema imunológico (uma xícara de manga picada fornece aproximadamente 70% das necessidade diárias de vitamina C e 25% de vitamina A); faz bem para a visão sendo uma grande fonte de vitamina A.

  • Tomate: as altas concentrações de potássio do tomate o tornam um poderoso alimento na prevenção da hipertensão. Seu consumo regular também reduz os níveis de colesterol e de triglicérides. O tomate também é associado a prevenção do câncer devido aos seus antioxidantes.

Não há comentários

Comments Closed