Sem tabaco, com saúde

Todos sabem o mal que faz o tabaco. Pensar sobre os malefícios do cigarro, apesar de essencial, costuma fazer o fumante se sentir mais culpado. Mas e se, junto com tantos argumentos, falarmos sobre alternativas para abandonar o vício?

“Fumar faz com que você se afaste das outras pessoas”
O cerco ao cigarro anda grande, e não raro os fumantes têm de sair do local pra fumar. É superchato ficar indo e voltando da festa ou da mesa do restaurante e voltar com aquele cheiro de fumaça, né? Que tal cair na pista de dança, comer uma sobremesa gostosa ou apenas conversar com quem está em volta?

smoking-547508_1280

“Fumar sai caro”
Já pensou em tudo o que você economizaria se deixasse de gastar em cigarro? O fumo é um vício caro, seja no dia a dia ou mais tarde, para a saúde. Que tal juntar em uma lata o dinheiro que iria para aquelas carteiras de cigarro e após um tempo, comprar pra si mesmo um presente bacana?

“Fumar polui o ambiente”
Além da poluição do ar pela fumaça, tem a bituca do cigarro. E ela pode levar de um a dois anos pra se decompor. Não tem mesmo o que fazer, exceto deixar de fumar. O ambiente agradece em vários sentidos!

cigarette-424540_1280

“Fumar causa várias doenças”
O fumo pode desencadear problemas mais simples, como tosse e pigarro, e até agravar quadros mais sérios, como enfisema pulmonar e até câncer. Além do calor da fumaça quando você traga, as várias substâncias tóxicas podem causar mutações nas células. É, você não tem controle sobre o que está botando pra dentro. Só parando… :/

“Fumar desidrata”
Fumar aquece e resseca a boca, garganta e esôfago. Como cada baforada é uma agressão, o corpo acaba pedindo água – literalmente! De fato, a água pode ser uma boa aliada para quem quer retardar ao máximo o próximo cigarro: tome um bom copo de água gelada e, enquanto isso, pense se fumar aquele cigarro vai realmente valer a pena. Geralmente não.

cigarette-110849_1280

Feliz Dia Mundial Sem Tabaco!

Não há comentários

Comments Closed