Vida em equilíbrio: como aliar hidratação e alimentação saudável?

Você já conhece a importância de se manter hidratado. Mas também é preciso tomar cuidados com a alimentação. As melhores refeições para uma vida equilibrada combinam diferentes porções de cereais, raízes, hortaliças, frutas, carnes, leite e ovos. Mas não adianta apenas encher os pratos com esses alimentos e esquecer de outros hábitos relacionados.

Clicado por:  Elyse Patten

Clicado por: Elyse Patten

Veja as nossas dicas:

  1.     Faça pelo menos cinco refeições por dia. Longos intervalos em jejum podem fazer com que você exagere na próxima refeição e, também, escolha alimentos menos saudáveis que estejam mais à mão.
  2.     Antes do almoço, coma um prato de salada. Crus ou não, legumes e verduras fornecem vitaminas, minerais e fibras, além de ajudar no funcionamento do intestino.
  3.     Abuse das frutas. Elas caem bem em qualquer refeição e podem matar a vontade de comer doces gordurosos ou com quantidades mais elevadas de açúcar. Recomenda-se de três a cinco porções por dia.
  4.     Controle o consumo de sal. O sódio aumenta a pressão sanguínea e, assim, o risco de hipertensão. Use ervas aromáticas e especiarias como tempero. Fica uma delícia!
  5. Prefira alimentos grelhados, assados ou cozidos no vapor. Frituras, apenas esporadicamente.
  6.     Tchau, bebidas açucaradas! Cuidar as quantidades de açúcar, sódio e cafeína é muito importante para manter o equilíbrio. Beba muita água, chás e sucos naturais.
  7.     A quantidade de líquidos, é claro, também conta. Consuma de 1,5 a 2 litros de água diariamente.
  8.     Mastigar os alimentos com muita calma dá a sensação de saciedade e estimula a digestão. Saboreie cada mordida!
  9.     Fique atento também ao lugar em que você faz suas refeições. Um ambiente agradável e tranquilo aumenta o bem-estar, o que facilita a mudança de hábitos.
  10.  Sempre que possível, prefira carnes brancas. O peru e o frango têm menos teor de gordura que as vermelhas, e os peixes (brancos, principalmente) são ricos em ômega 3, que reduz o colesterol.
  11.  Opte por pães, massas, arroz e cereais integrais. Eles têm muito mais fibras, o que mantém a saciedade por mais tempo.
Clicado por: Diego Salcido

Clicado por: Diego Salcido

Deu água na boca? Aposte naquele almoço saudável, com um prato colorido e diversificado. E peça uma garrafinha de Água da Pedra para acompanhar ;)

Fonte: Forticare

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